Maracujá


Maracujá (do tupi mara kuya, "fruto que se serve" ou "alimento na cuia") é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora(essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro.
É espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América.
Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), a Passiflora edulis é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor - e também consumidor - mundial de maracujá. O maracujá de uso comercial é redondo ou ovóide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro, e tem uma grande quantidade de sementes no seu interior.
O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, às vezes misturada a suco de outros frutos, como alaranja. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.
Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristofoi crucificado.
A flor do maracujá é polinizada principalmente por um inseto conhecido como mamangava.
O Maracujá ( pssiflora macrocarpa), O maracujeiro é uma planta trepadeira da família as passifloreceas de que ha diversas espécies. em cada 100 gramas possui: Calorias 54,60. Água 88,50g. Hidratos de carbono 9,60g. Gorduras 1,80g. Vitamina A 400 U.I.Vitamina B1 150,00mcg. Vitamina B2 100mcg. Vitamina B5 1,51mg. Vitamina C 15,60mg. Sais minerais: Fósforo 71,00mg, Cálcio 53,00mg. Ferro 1,27mg. No Brasil são conhecidas muitas espécies de maracujá com diferentes usos na medicina doméstica. Maracujá da Bahia (Passiflora bahiensis). As folhas em banhos quentes têm indicação contra gota. As sementes são vermífugas. A raiz encerra propriedades emenagogas. De modo geral os maracujás são soníferos 187.127.197.251 (discussão) 15h09min de 2 de junho de 2013 (UTC).

Valor Nutritivo[editar]

Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo)
Saude Vida As doenças e as pragas que atacam a planta do maracujá provocam prejuízos econômicos expressivos e acarretam maior uso de defensivos agrícolas, além de serem a principal ameaça à expansão e à produtividade dos cultivos de maracujá-azedo e maracujá-doce. Em algumas regiões do Brasil, doenças como a bacteriose (Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae), murcha de fusarium (Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae), virose do endurecimento do fruto (Passion fruit Woodiness Virus – PWV ou Cowpea aphid-borne mosaic vírus - CABMV) e a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) têm sido importantes limitadores da produção. Essas doenças são favorecidas por condiçõesedafoclimáticas favoráveis.1



Written by

Clientes