Beterraba













Como ler uma caixa taxonómicaBeterraba
Beta vulgaris
Beta vulgaris
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Caryophyllales
Família:Amarantaceae
Género:Beta
L.
Espécies
Ver texto
beterraba (género Beta L.) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pelaAPG. O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). O colo tuberizado serve, para além dos fins culinários, produção de açúcar (sacarose). Também existe uma variante cultivada para alimentação animal.
É comum achar que a beterraba é uma raíz, como a cenoura, porém o orgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta.
Beterraba encontrada no Rio de Janeiro.
A beterraba é rica em açúcares. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até quinze dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.
A beterraba é usada também como combústivel alternativo na Europa, sendo usada para a preparação de etanol.A beterraba é recomendada para situações de anemia, devido à riqueza em ferro e ácido fólico. .Os médicos recomendam consumi-la crua, ralada em salada. Se preferir comê-la cozida, a sugestão é conzinhá-las inteiras, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando duas colheres de vinagre na água para que ela mantenha intacta a cor vermelha.


Written by

Clientes